Fígado – Anatomia. Hepatopatias Difusas. Lesões Focais Hepáticas Benignas. Hepatocarcinoma. Colangiocarcinoma. Metástases hepáticas. Pancreatites. Lesões Císticas Pancreáticas. Estadiamento das Neoplasias Pancreáticas. Vesícula biliar e Vias Biliares.
Carga horária: 25 horas | Duração: 3 dias (5 períodos) | 8h às 18h (3º dia término às 13h).
Indicado para
O curso de ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC) do abdômen é indicado para médicos residentes, aperfeiçoandos e especialistas em Radiologia e Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica
Pré-Requisito
Conhecimento básico de TC e RM e de anatomia seccional do abdômen. Para residentes é necessário um ano completo de residência médica ou estágio em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Assistir as videoaulas abaixo no iCetrus com antecedência ao curso:
Objetivo
Geral: Demonstrar o valor e as indicações da tomografia computadorizada (TC) e da ressonância magnética (RM) na avaliação das afecções hepatobiliopancreáticas.
Específico: Apresentar as características por imagem das hepatopatias difusas, os critérios para o diagnóstico das diferentes lesões focais hepáticas benignas, as manifestações típicas e atípicas do hepatocarcinoma e o papel da TC e RM na avaliação do colangiocarcinoma e das metástases hepáticas.
Detalhar o papel da TC na avaliação do paciente com pancreatite aguda em seus diferentes estágios, revisando a terminologia apropriada para descrever os achados. Discutir os critérios utilizados para o diagnóstico e classificação das lesões císticas pancreáticas bem como os respectivos algoritmos de avaliação. Detalhar a importância dos itens a serem considerados no estadiamento das neoplasias pancreáticas.
Demonstrar as vantagens e limitações da avaliação tomográfica e por RM na colecistite aguda, nas colangites, nas lesões císticas das vias biliares e nas neoplasias da vesícula biliar.
Metodologia
Aulas expositivas - cada módulo é iniciado com uma exposição teórica visando oferecer ao aluno os conceitos necessários para a melhor compreensão do assunto em questão, sempre ilustrando-os com imagens diagnósticas.
Leitura individual de casos (TC/RM) relacionados (Workstation individual para cada aluno).
Discussão dos casos (em duplas ou trios).
Fechamento dos casos - com orientação do professor, exploram-se os diagnósticos diferenciais, estabelecendo os melhores critérios para o diagnóstico radiológico.
Modelos de laudos - discussões e sugestões de modelos de laudos relacionados ao caso.
Keypoints – professor encerra o assunto discutido ressaltando os pontos principais e colocando o que é importante na prática diária.
Avaliação
Será realizada observando a participação do aluno nas atividades propostas.
1° dia
TEÓRICA (08h00) - FÍGADO – ANATOMIA, HEPATOPATIAS E LESÕES FOCAIS I
- Fígado
- Anatomia: Hepatopatias difusas (esteatose, hemossiderose/hemocromatose e cirrose).
- Lesões focais hepáticas benignas.
- Hepatocarcinoma: manifestações típicas e atípicas.
TEÓRICA (13h30) - FIGADO – LESÕES FOCAIS II
- Hepatocarcinoma: manifestações típicas e atípicas (continuação).
- Colangiocarcinoma: diagnóstico e estadiamento.
- Papel da TC e da RM na avaliação das metástases hepáticas.
2° dia
TEÓRICA (08h00) - PANCREATITE E LESÕES CÍSTICAS DO PÂNCREAS
- Pancreatite aguda: diagnóstico e estadiamento, com ênfase na terminologia apropriada sugerida na classificação de Atlanta atualizada.
- Pancreatite crônica, pancreatite do sulco pancreatoduodenal (groove pancreatitis) e doença esclerosante relacionada ao igG4 (pancreatite autoimune).
- Lesões císticas pancreáticas.
TEÓRICA (13h30) - NEOPLASIAS PANCREÁTICAS, VESICULA BILIAR E VIAS BILIARES
- Estadiamento das neoplasias pancreáticas: papel da TC e aplicações da RM.
- Colecistite aguda.
- Colangites.
- Diagnóstico e estadiamento das neoplasias da vesícula biliar.
- Cistos das vias biliares
3° dia
TEÓRICA (08h00) - BAÇO
- Continuação dos temas do dia anterior.
- Lesões focais esplênicas.
- Algoritmo de avaliação da lesão esplênica incidental.
(ENCERRAMENTO)
Gostaria de tecer alguns comentários sobre o curso, para o seu conhecimento e dos demais médicos colaboradores:
- as aulas ministradas são abrangentes, bem distribuídas e abordam adequadamente os temas propostos.
- as informações são fidedignas e apoiadas com base em literatura e experiência própria comprovada.
- os casos práticos são bem selecionados e discutidos exaustivamente, sem margens para questionamentos.
- as dúvidas são esclarecidas com paciência e respeito ao aluno.
Desse modo, parabenizo o Dr. Daniel Lahan e demais médicos colaboradores pela competência, qualidade e organização do curso.